Período de Inscrições: de 23 a 03 de outubro ou enquanto houver vagas


OFICINA 1: Pesquisa em História da Educação: Entre fontes e Fatos.
Ministrante: Prof. Fernando Gouvêa (DTPE/UFRRJ) 
Dia: 17.10.2017 | Horário 15h30 | Local: Salão Verde do IE – UFRRJ
Atividade tem por objetivo o compartilhamento de pesquisas realizadas no âmbito da História da Educação e o tratamento em relação aos objetos e às fontes de pesquisa na perspectiva da História Cultural e da História Política. 

OFICINA 2: Fotografia, Ensino de História e Direitos Humanos 
Ministrante: Prof. Luciano Gomes (SMECE/Seropédica) 
Dia: 18.10.2017 | Horário 13h30 | Local: Salão Verde do IE – UFRRJ 
Refletir sobre os usos e funções da fotografia no ensino de História e das suas possibilidades na abordagem de temas sensíveis como os direitos humanos. Tendo como referencial teórico as discussões sobre fotografia pública (MAUAD, 2017) e as iniciativas da historiografia rumo à História Visual (MENESES, 2005; KNAUSS, 2006), serão abordadas as relações entre a imagem fotográfica, a produção do conhecimento histórico e escolar e os direitos humanos a partir de um diálogo sobre a história da fotografia, da fotografia documental humanista e de experiências de agências e coletivos fotográficos contemporâneos, demonstrando o potencial da fotografia para romper estereótipos e histórias únicas sobre minorias, movimentos sociais e grupos marginalizados.


OFICINA 3: Historicidade indígena na História do Brasil 
Ministrante: Prof.ª Aline Abbonizio (DECAMPD/UFRRJ) 
Dia 19.10.2017 | Horário13h30 | Local: Salão Verde – IE/UFRRJ 
Discutir diversos elementos que contribuíram para invisibilizar a historicidade indígena na chamada História do Brasil, seja no ensino de história na educação básica como no ensino superior. A sistematizar e debater ênfases, recorrências e ausência nas abordagens da temática indígena, no passado e nos dias atuais, que favorecem a manutenção de visões estereotipadas, preconceituosas e alheias às situações concretas de vida e lutas por direitos. 

OFICINA 4: Livro Didático como política de Currículo: encalços e desafios para o Ensino de História. 
Ministrante: Elizete Gomes Coelho dos Santos (Profa. da rede estadual/RJ|ProfHistória UFRJ)
Dia 19.10.2017| Horário 15h30 | Local: Salão Verde - IE/UFRRJ
Discutir a institucionalização da História como disciplina escolar e o histórico de implementação do PNLD, com análise dos guias didáticos do PNLD/PNLEM. Apresentação da trajetória de duas coleções neste programa, a saber: "História Global - Brasil e Geral" e "História - das Cavernas ao Terceiro Milênio" e, os apontamentos metodológicos da análise em andamento da coleção História. Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Jr.

OFICINA 5: Oficinas Afrorreferenciadas 
5a, propomos a criação de novos sentidos e significados de termos analisados, revertendo a produção de uma forma de racismo naturalizada em nosso vocabulário
5.2 Produção de curtas metragens
Professoras Luciana Trindade, Cristiane Azeredo, Marcela Moraes Gomes, Nathalia Fernandes, Vanessa Lima (Professoras da rede pública e especialistas Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira pelo Col. Pedro II) 
Dia 19.10.2017 | Horário 15h30 | Local: Sala 01 – IE/UFRRJ 
Com base em dois curtas-metragens nacionais que denunciam o racismo no cotidiano das relações sociais e a permanente exclusão sócio-econômica da população negra no país, discutir os participantes serão será convidados a pensar e desenvolver em conju.1. Elaboração de verbetes afro-brasileiros
Ministrantes: Professoras Luciana Trindade, Cristiane Azeredo, Marcela Moraes Gomes, Nathalia Fernandes, Vanessa Lima (Professoras da rede pública e especialistas Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira pelo Col. Pedro II) 
Dia 19.10.2017 | Horário 13h30 | Local: Sala 01 – IE/UFRRJ 
Um convite aos participantes para uma reflexão e ressignificação de algumas palavras do nosso vocabulário que possuem sentidos imbuídos de racismo. Nosso objetivo é levar os participantes a uma utilização mais crítica de termos e expressões populares que carregam, à segunda vista, um histórico de preconceito racial de nossa sociedade. Aindnto e debate aberto as reflexões sugeridas nas produções. Após o debate, os convidados deverão produzir narrativas visuais que retratem cenas de preconceitos e desigualdades raciais no cotidiano urbano das relações sociais, bem como soluções de superação e combate ao racismo. 

Jornada de Ensino de História da UFRRJ. Tecnologia do Blogger.