COMUNICAÇÕES ORAIS
SALA 1 – Instituto de Educação
13:00 às 15:00
Desafios da formação docente em História
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE HISTÓRIA, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
INFORMACIONAL
Railane Antunes Pereira - Mestranda/UNIRIO
ENSINO DE HISTÓRIA NO 5º E 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS
E POTENCIALIDADES
Taís Dutra Candido da Silva - PROFHISTÓRIA/UFRJ
PROCESSOS DE FORMAÇÃO HISTÓRICA EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES
DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA UFRJ/CABO FRIO
Laís Santos de Paula - Mestranda PPGEduc/UFRRJ
Ensino de História – Política
e Movimentos Sociais
A DITADURA MILITAR NO BRASIL: A TORTURA COMO INSTRUMENTO DE
PODER
Gabriele Mesquita Alves Bolsista PIBIC-História/UFRRJ
José Fernando Barbosa da Silva Bolsista
PIBID-História/UFRRJ
“DIREITOS HUMANOS
PARA HUMANOS DIREITOS” - QUEM SÃO ESSES
HUMANOS DIREITOS?
Solange Motta PIBID-História/UFRRJ
Vanessa Gouveia PIBID-História/UFRRJ
A DITADURA MILITAR NO BRASIL E SEUS INSTRUMENTOS DE PODER.
Rebecca de Oliveira Pereira Bolsista PIBID-História/UFRRJ
Gabriele Mesquita Alves Bolsista PIBIC-História/UFRRJ
José Fernando Barbosa da Silva Bolsista
PIBID-História/UFRRJ
COMUNICAÇÕES ORAIS
SALA 1 – Instituto de Educação
15:00 às 17:00
O Ensino de História da
África e a Educação das
Relações Étnico-Raciais
HISTÓRIA DA ÁFRICA: HISTÓRIA UNIVERSAL OU APÊNDICE EDUCACIONAL?
Wagner Perrotta Cunha
Graduando em História/UFRRJ;
OS POVOS BANTUS E A DECOLONIEDADE: MATUTANDO AS
POSSIBILIDADES E CONQUISTAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO 26-A DA LDBEN
NO CHÃO DA ESCOLA.
Wudson Guilherme de
Oliveira /UFRRJ
RACISMO ESTRUTURAL: UMA VIOLÊNCIA DIÁRIA.
Barbara Carina Lima da
Silva
Carolina Batista de
Souza Garcia
Gabriel Ferreira
Larrubia Folena
ALUNOS NEOPENTECOSTAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E
CULTURA AFRO-BRASILEIRA – AÇÕES PEDAGÓGICAS DE APROXIMAÇÃO.
Kássio Vinicius Fontes
de Azevedo PROFHISTÓRIA/UFRJ;
A HISTÓRIA E A
PROFESSORA NEGRA COMO SALVA-GUARDA NA
CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO
PÚBLICA ANTIRRACISTA
Josiane Nazaré Peçanha
de Souza PROFHISTÓRIA/UERJ;
COMUNICAÇÕES ORAIS
SALÃO VERDE – Instituto de Educação
15:30 às 17:00
Linguagens, Metodologias
de Ensino e Materiais Didáticos
“KABUM!” ADAPTANDO O JOGO UNO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA GUERRA
FRIA NO ENSINO MÉDIO
Lair Amaro dos Santos
Faria - Doutor em História/UFRJ
ENSINO DE HISTÓRIA E ENEM: A EXPERIÊNCIA DO PRÉ ENEM SOCIAL
DE BARRA MANSA. SABERES E PRÁTICAS.
Carlos Mizael dos Santos Licenciado em História/UFRRJ,
Professor de História em Barra Mansa/RJ
VIOLÊNCIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA LEITURA DE FOTOGRAFIAS
DE GUERRA PARA DISCUTIR DIREITOS HUMANOS
Hugo Monção PROFHISTÓRIA/UFRJ
PÔSTER
Exposição no Auditório
Paulo Freire
A VIDA DEPOIS DO FIM, SEGUNDO ATO: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA
SOCIOEDUCATIVA DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRÁRIO UMA VISÃO
ANTES E DEPOIS DO GOLPE.
Carlos Alberto Sarmento do Nascimento PPGCTIA / UFRRJ; Larissa
Vidal de Loyola Graduação Historia / UFRRJ; Juliana Santos Silva; Graduação
Pedagogia / UNIRIO
Jornada de Ensino de História da UFRRJ. Tecnologia do Blogger.