COMUNICAÇÕES ORAIS
SALA 1 – Instituto de Educação
13:00 às 15:00

Desafios da formação docente em História


FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE HISTÓRIA, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO INFORMACIONAL
Railane Antunes Pereira - Mestranda/UNIRIO

ENSINO DE HISTÓRIA NO 5º E 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Taís Dutra Candido da Silva - PROFHISTÓRIA/UFRJ

PROCESSOS DE FORMAÇÃO HISTÓRICA EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA UFRJ/CABO FRIO
Laís Santos de Paula - Mestranda PPGEduc/UFRRJ



Ensino de História – Política e Movimentos Sociais


A DITADURA MILITAR NO BRASIL: A TORTURA COMO INSTRUMENTO DE PODER
Gabriele Mesquita Alves Bolsista PIBIC-História/UFRRJ
José Fernando Barbosa da Silva Bolsista PIBID-História/UFRRJ


 “DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS” -  QUEM SÃO ESSES HUMANOS DIREITOS?
     Solange Motta PIBID-História/UFRRJ
Vanessa Gouveia PIBID-História/UFRRJ

A DITADURA MILITAR NO BRASIL E SEUS INSTRUMENTOS DE PODER.
Rebecca de Oliveira Pereira Bolsista PIBID-História/UFRRJ
Gabriele Mesquita Alves Bolsista PIBIC-História/UFRRJ
José Fernando Barbosa da Silva Bolsista PIBID-História/UFRRJ



COMUNICAÇÕES ORAIS
SALA 1 – Instituto de Educação
15:00 às 17:00

O Ensino de História da África e a Educação das
Relações Étnico-Raciais


HISTÓRIA DA ÁFRICA: HISTÓRIA UNIVERSAL OU APÊNDICE EDUCACIONAL?
Wagner Perrotta Cunha Graduando em História/UFRRJ;


OS POVOS BANTUS E A DECOLONIEDADE: MATUTANDO AS POSSIBILIDADES E CONQUISTAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO 26-A DA LDBEN NO CHÃO DA ESCOLA.
Wudson Guilherme de Oliveira /UFRRJ

RACISMO ESTRUTURAL: UMA VIOLÊNCIA DIÁRIA.
Barbara Carina Lima da Silva
Carolina Batista de Souza Garcia
Gabriel Ferreira Larrubia Folena

ALUNOS NEOPENTECOSTAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – AÇÕES PEDAGÓGICAS DE APROXIMAÇÃO.
Kássio Vinicius Fontes de Azevedo PROFHISTÓRIA/UFRJ;

A HISTÓRIA E A PROFESSORA NEGRA COMO SALVA-GUARDA NA
CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA ANTIRRACISTA
Josiane Nazaré Peçanha de Souza PROFHISTÓRIA/UERJ;



COMUNICAÇÕES ORAIS
SALÃO VERDE – Instituto de Educação
15:30 às 17:00

Linguagens, Metodologias de Ensino e Materiais Didáticos


“KABUM!” ADAPTANDO O JOGO UNO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA GUERRA FRIA NO ENSINO MÉDIO
Lair Amaro dos Santos Faria - Doutor em História/UFRJ

ENSINO DE HISTÓRIA E ENEM: A EXPERIÊNCIA DO PRÉ ENEM SOCIAL DE BARRA MANSA. SABERES E PRÁTICAS.
Carlos Mizael dos Santos Licenciado em História/UFRRJ, Professor de História em Barra Mansa/RJ

VIOLÊNCIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA LEITURA DE FOTOGRAFIAS DE GUERRA PARA DISCUTIR DIREITOS HUMANOS
Hugo Monção PROFHISTÓRIA/UFRJ



PÔSTER

Exposição no Auditório Paulo Freire


A VIDA DEPOIS DO FIM, SEGUNDO ATO: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA SOCIOEDUCATIVA DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRÁRIO UMA VISÃO ANTES E DEPOIS DO GOLPE.
Carlos Alberto Sarmento do Nascimento PPGCTIA / UFRRJ; Larissa Vidal de Loyola Graduação Historia / UFRRJ; Juliana Santos Silva; Graduação Pedagogia / UNIRIO





Jornada de Ensino de História da UFRRJ. Tecnologia do Blogger.